Planejamento e Gestão da Comunicação

Cada empresa é uma organização única. Outras empresas podem competir com produtos muito parecidos, podem comprar matéria prima dos mesmos fornecedores e praticar preços muito próximos. Mas nunca terão os mesmos funcionários que, em equipe, formam uma cultura organizacional única. O Planejamento e a Gestão da Comunicação deve sempre estar alinhados com a Missão, Valores e Objetivos Estratégicos da empresa para formar uma cultura organizacional produtiva e competitiva.
 

Diagnóstico para o planejamento da comunicação

Antes de tudo, precisamos reunir informações sobre a empresa e entender como acontece a comunicação interna sem a presença de orientações e estratégias. O diagnóstico será a base para o planejamento e é feito a partir de informações obtidas em dados de pesquisas, entrevistas, grupos de discussão e a análise do funcionamento atual da comunicação interna, assim como dos meios e canais utilizados.
 

Passo 1 – Definição da Identidade Institucional da empresa

É tudo o que a empresa é ou quer ser perante seus públicos. A partir da Missão, Visão e dos Valores, já definidos, se estabelece as formas como se relaciona com os clientes, fornecedores, funcionários e com a comunidade onde está inserida.

Missão, Visão e Valores não podem ser esquecidos em um quadro pregado na parede. É preciso manter esses princípios vivos através de ações que criem um ambiente em que as pessoas pratiquem o que cada um deles diz.
 

Passo 2 – Conhecendo o potencial da empresa

A empresa não está sozinha no mercado. Muitos aspectos podem beneficiar a concretização de negócios e outros tantos podem impedir a realização de suas metas. Isso precisa estar bem claro e uma das maneiras de se conhecer o potencial da empresa é através da análise SWOT. É uma ferramenta que permite os gestores identificar as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Thrats).

Forças são tudo aquilo que a empresa sabe fazer, seus concorrentes não conseguem e é valorizado pelo mercado;

Fraquezas são características que um produto ou serviço possui que é muito valorizado pelo mercado e a empresa não consegue fazer devido a condições estruturais ou tecnológicas, por exemplo;

Oportunidades são condições favoráveis que o mercado apresenta para o setor em que a empresa está inserida;

Ameaças são barreiras que o mercado pode impor a empresa restringindo seu crescimento ou até inviabilizando sua sobrevivência.

A análise SWOT, no Planejamento e Gestão da Comunicação é uma importante aliada para que as melhores ações sejam definidas, para quem cada ação deve estar direcionada, por que e como devem ser desempenhadas.
 

Passo 3 – O Plano de Comunicação

É nesse passo que são determinados os objetivos, prazos e os responsáveis por cada ação. Também são definidos os indicadores que permitirão que a empresa avalie os resultados que estão sendo alcançados. É importante também definir um orçamento e ter registro de tudo para acompanhar as despesas relacionas a execução do plano de comunicação.
 

O Público Interno

Tudo o que foi visto até agora diz respeito a um plano de comunicação da empresa para seus públicos. Vamos ver agora as características desse plano para o seu público interno.

O que a empresa espera do seu público interno é produtividade e competitividade para se sobressair no mercado. A comunicação estabelece essa relação entre gestão e funcionários para que esse clima pretendido realmente aconteça. Os funcionários também exercem uma função de divulgadores da marca entre os seus grupos de contato fora da empresa. As atitudes que eles aprendem a ter enquanto estão no ambiente de trabalho, levam para todos os outros relacionamentos que possuem. Passam a ser embaixadores da marca.
 

A Comunicação Interna como motivação

A ações de comunicação interna devem visar a transmissão de informações sobre o que é necessário para o bom andamento da empresa e também para manter a coesão da equipe para um objetivo comum. Empresas vencedoras possui equipes vencedoras, fruto de um bom Planejamento e Gestão de Comunicação. Boas ações devem contemplar as seguintes características:

  • Permitir trocas em duas vias, os gestores transmitem diretrizes para os funcionários e ouvem o que os funcionários têm a dizer;
  • Proporcionar um canal ou espaço para o diálogo para os representantes de grupos;
  • Proporcionar sensação de pertencimento;
  • Fazer uso de campanhas para realização e acompanhamento de metas;
  • Mostrar as realizações e conquistas da empresa e a participação de cada colaborador para atingir taus resultados.
     

Canais de comunicação interna

Os canais de comunicação interna utilizados são de fundamental importância. A função do canal vai além de carregas as mensagens de um ponto ao outro, também precisa ser eficiente no sentido de incentivar a procura pela informação.

Acima, apontamos as característica de um bom plano de comunicação e, dentre todos os canais que uma empresa deve fazer uso para desenvolver as ações de comunicação com seu público interno, o que atende todas essa características, devido aos seus recursos, é a Intranet. Um bom Planejamento e Gestão de Comunicação para o púbico interno tem muito mais chances de ser bem sucedido quando usar a Intranet da empresa.

 

Intranet é informação em tempo real. É agilidade de ação e tomada de decisão. Decida agora pela Intranet que melhor atende às necessidades da sua empresa.

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