5 dicas para o sucesso da sua Intranet corporativa

Sem dúvida, a Intranet corporativa é uma das melhores ferramentas para promover o engajamento da equipe e propagar os objetivos estratégico da organização. Para que a Intranet entre na cultura da empresa e seja um elemento cotidiano de acesso e troca de informações são necessários alguns procedimentos. Não adianta somente implantar e esperar que todos usem por se tratar de um recurso tecnológico. Todos os colaboradores precisam perceber que a Intranet corporativa dá a eles traz muitas facilidades para suas atividades e necessidades dentro da organização. Pensando em tudo isso, apresentamos, a seguir, 5 dicas que todas as empresas devem observar para garantir o sucesso da Intranet corporativa.

Conteúdos sempre atualizados

É comum pensar que a Intranet, por ser uma ferramenta que usa a tecnologia digital, por si só basta para que os colaboradores façam uso desse recurso. Se notarem que as páginas que costumam ou precisam acessar trazem o mesmo conteúdo durante várias semanas seguidas, não há motivo para que retornem. A periodicidade das atualizações pode variar de acordo com a estrutura da empresa, mas o mais indicado é que, no mínimo a cada semana, conteúdos novos sejam publicados na Intranet corporativa. Outro cuidado muito importante quanto aos conteúdos publicados é o de excluir aqueles que estão desatualizados ou não têm mais relevância para a equipe.

Acesso fácil e rápido ao que é mais importante

Essa é uma sequência do item anterior. Ao atualizar os conteúdos da Intranet corporativa garanta que as informações mais importantes para as atividades da empresa sejam de fácil visualização e tenham acesso rápido. Quanto a facilidade pense em duas situações: visualização e entendimento. A informação deve ter destaque para ser visualizada prontamente e a mensagem deve ser clara, evitando qualquer possibilidade de dúvidas. Quando a informação que se quer transmitir tiver alguma complexidade (por exemplo, cada setor terá um horário diferente para o intervalo de almoço) use links separando as informações em páginas exclusivas para cada público. Com esse recurso, a informação é mais fácil de ser entendida e o acesso, de acordo com o interesse de cada usuário da Intranet, é mais rápido.
Mantenha também uma estrutura de menus e caixa de pesquisa para possibilitar acesso às informações e documentos, tais como fichas técnicas, contratos e atas, com maior agilidade.

A Intranet deve permitir o autoatendimento

Uma Intranet que realmente cumpre seu papel é aquela que permite que as pessoas, que fazem parte da empresa, possam obter as informações e conteúdos necessários para sua atividade. Ela deve ser parte vital para o cotidiano da empresa oferecendo ferramentas e funcionalidades que facilitem a realização de todas as tarefas e processos do negócio.

Construa uma Cultura Organizacional

A cultura organizacional é o que determina o sucesso de uma empresa. Tão importante quanto objetivos estratégicos, a cultura organizacional deve fazer parte, no diagnóstico do ambiente interno, das forças da organização. A cultura é uma consequência dos hábitos, comprometimento e comportamento, entre outras características, que toda a equipe exerce, inspirada pela postura e exemplo dos gestores. Use a Intranet na construção da cultura organizacional disseminando, constantemente, os valores e princípios da empresa, envolvendo as pessoas como indivíduos e também como profissionais em suas atividades.

Estabeleça regras e padrões de uso

Apesar de muitos pensarem que estabelecer regras e padrões limita a liberdade de interação das pessoas com a Intranet corporativa, na verdade só reforça a construção do que foi visto no item anterior. O regramento e definição de padrões ajudam a reforçar a cultura organizacional. Tecnicamente falando, as regras estabelecem o que pode e o que não pode ser feito, os cuidados com a linguagem e uso de algumas expressões. Os padrões, além de contribuir com um aspecto visual empresarial, também tem o caráter de permitir mais agilidade no acesso aos conteúdos publicados.

Seguindo essas orientações a Intranet da sua empresa se tornará a ferramenta chave para a construção de uma cultura organizacional positiva e para o engajamento de toda a equipe na realização dos objetivos do negócio.

Intranet é informação em tempo real. É agilidade de ação e tomada de decisão. Decida agora pela Intranet que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Conheça um pouco mais da nossa INTRANET CORPORATIVA

imagens
Dê sua opinião

Experimente Grátis

Canais de atendimento